DAX: O que é contexto?
- simplificapowerbi
- 20 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Dentro do DAX, é muito importante saber sobre conceitos e como utilizá-los, pois, influencia na performance de seu relatório e, no Power BI, trabalhamos com dois contextos: contexto de linha e contexto de filtro.
Contexto de linha:
O conceito de linha é o mais fácil de entender, principalmente para quem é usuário de excel. Ela é utilizada em Colunas Calculadas e sua característica é a criação de uma coluna com cálculo linha a linha, assim como quando você cria uma coluna com algum cálculo qualquer no excel.

Contexto de Filtro:
O contexto de filtro tem esse nome pois ele é um ou mais filtros aplicados dentro de um mesmo cálculo, resultando num valor. O contexto de filtro é utilizado em medidas e só é calculada quando aplicada a um visual. Em outras palavras, o contexto de filtro é um cálculo único que é feito e, para especificar os valores, é utilizado filtros (como por exemplo o ALL).

Quando sei qual dos dois utilizar?
O contexto de linhas torna-se uma coluna de sua tabela e, portanto, é recalculada sempre que há uma nova atualização de sua base de dados, refazendo o cálculo linha a linha, ocasionando em perda de performance, principalmente em banco de dados maiores. Ele é frequentemente utilizado quando há a necessidade de colocar os valores dessa coluna em eixos de gráfico, por exemplo, devido sua capacidade de gerar uma informação linha a linha.
Por exemplo: você tem um grupo pequeno de códigos que podem ser substituídos pelo nome do produto:



As medidas, por sua vez, podem ser utilizadas como um “agrupamento” dos dados, é um cálculo que deve ser aplicado em algum visual para ter efeito, a função de SWITCH, por exemplo, não é possível de realizar nela. Ela tem um ganho de performance quando comparado aos contextos de linha, visto que os dados são calculados apenas uma vez como um “conjunto”.

Comentários